sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tags:


BR, ave, bird, fauna, litoral norte, maresias, pássaro


A observação de aves é um segmento do turismo que vem crescendo muito em todo o mundo. O Brasil ainda não difundiu essa prática tanto quanto outros países, mas possui grande potencial para se tornar um grande receptivo de turistas que buscam observar aves. O Pantanal e a Amazônia já recebem, anualmente, milhares de “birders”, cuja permanência média vai de quatro dias a uma semana, inclusive na baixa temporada.
O Litoral Norte de São Paulo é abrigado pelo bioma de Mata Atlântica e possui uma rica biodiversidade de animais e vegetais e, dessa forma, mostra-se tão atrativo quanto a região amazônica ou pantaneira para a prática do “Birdwatching”.
Sendo a Mata Atlântica um ecossistema riquíssimo em aves, podemos observar várias espécies de pássaros visitando nossos alimentadores. Saíras, sanhaços, tiês e pica-paus, tucanos são os maiores freqüentadores.
A geração de renda sem impactar o ambiente faz desse turismo uma atividade sustentável, que ainda contempla a inclusão social, a divulgação e fiscalização de nossas riquezas naturais. 



coleirinha macho

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tucano de Bico Verde



O Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie de tucano nativa do Brasil, Argentina e do Paraguai. Tais aves medem cerca de 48 cm de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, o bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha. Também podem ser conhecidos pelo nome de tucano-de-peito-vermelho. o tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil,e também,no sul de Goiás(bem raro no sul de Goiás). Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. São perseguidos por caçadores pela sua carne. Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Se alimenta de frutos, atrópodes e pequenos vertebrados, sendo que com freqêmcia alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves. Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18 dias.

Topetinho-Vermelho



O topetinho-vermelho (Lophornis magnificus) é uma espécie de ave da família Trochilidae (beija-flores).
Apenas pode ser encontrada no Brasil.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Tiê-sangue



O Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), também conhecido como Sangue-de-Boi é uma ave sul-americana passeriforme da família dos traupídeos reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha.

 Distribuição

O tië-sangue é encontrado na porção oriental do Brasil, da Paraíba até Santa Catarina. Vive em áres desmatadas ou em campos sujos, capoeiras baixas e restingas.

 Aparência

A plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que lhe deu origem ao nome. Parte das asas e da cauda são pretas. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que a plumagem da fêmea é menos vistosa, de cor parda.

 Dieta

O tiê-sangue é frugívoro, tendo predileção pelos frutos da embaúba. Como as árvores do gênero Cecropia são bastante comuns em áreas em recuperação, bem como em locais próximos a cursos ou reservas de água, o Tiê-Sangue, apesar de não raro ser vítima de contrabando, não encontra-se imediatamente ameaçado de extinção.

Tico-tico



O tico-tico (Zonotrichia capensis) é uma ave da ordem Passeriformes, família Emberizidae. Ocorre em todo o Brasil, exceto na Floresta Amazônica, e tem aproximadamente 13,5 cm.
Costuma habitar campos de cultura e perto de habitações, bota de 3 a 5 ovos e a incubação leva aproximadamente 13 dias.
Macho e fêmea são muito parecidos, mas o canto do macho é mais alto e mais prolongado; além disso, quando um casal está junto, geralmente só o macho levanta o topete. O jovem não tem as marcações bem definidas na cabeça.
Canto bastante melodioso. O canto noturno é diferente e mais breve. Em gaiola, costumam abandonar os ovos ou filhotes, que precisariam ser passados para a ama-seca. Reproduzem-se melhor em viveiros arborizados. Na natureza, freqüentemente ocorre esclavagismo com o chupim.
Tipo de ninho:Em forma de taça. Aceitam perfeitamente ninhos de corda com 10cm de diâmetro.

Tesourinha-da-Mata



A tesourinha-da-mata (Phibalura flavirostris) é uma espécie de ave da subfamília Cotinginae. É a única espécie do género Phibalura.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.
Está ameaçada por perda de habitat.

Tangarazinho



O tangarazinho (Ilicura militaris) é uma espécie de ave da família Pipridae. É a única espécie do género Ilicura.
É endémica do Brasil.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude

Sanhaço-Cinzento



conhecido popularmente por sanhaço-cinzento, sanhaço-do-mamoeiro ou saí-açu, é uma ave passeriforme da família Fringillidae.

Caracterização

O sanhaço-cinzento mede aproximadamente 18 cm de comprimento e o macho pesa, em média, 42 gramas. Possui plumagem cinzenta ligeiramente azulada, com partes inferiores mais claras. As asas são verde-azuladas.
Vive em árvores tanto em campo quanto em áreas urbanas. Ocorre na Venezuela, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. No Brasil, está presente do Maranhão ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.
O sanhaço-cinzento possui alimentação diversificada, incluindo frutas, aranhas e mosquitos, que são capturados em pleno vôo. Quando está em epoca de reprodução, os sanhaços-cinzentos se separam em casais, formando posteriormente um único bando com seus filhotes.

Pica-pau-amarelo



O Pica-pau-amarelo (Celeus flavus) é uma ave da família Picidae comprimento
de cerca de 25 cm. Presente em toda a Amazônia brasileira e de Alagoas
 ao Espírito Santo, sendo encontrado também nos demais países amazônicos.
 Habita florestas ralas, plantações de cacau, florestas de várzea, capoeiras e
 florestas em áreas pantanosas. Vive solitário, aos pares ou em grupos de
3 ou 4, principalmente à altura do estrato médio. Quebra formigueiros no alto
de árvores para comer as formigas, eventualmente alimentando-se também
de frutos. Às vezes desce ao solo para apanhar insetos. O macho apresenta
 uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico.

Matracão



O Matracão (Batara cinerea) é uma espécie de ave da família Thamnophilidae, classificada no género monotípico Batara.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Martim-pescador-verde




O Martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona) é uma espécie de martim-pescador presente
do México à Argentina. Tais aves medem cerca de 29,5 cm de comprimento e se alimentam
de peixes e invertebrads aquáticos.
Por vezes vezes defecam na água para atrair peixes, que são pescados num mergulho rápido e
 direto, bantendo-os contra galhos para atordoá-los antes de engolir.
 O casal constrói o ninho em barrancos no rio, escavando
 um buraco profundo, onde a femêa põe até 4 ovos, chocados por ambos.
 Os filhotes nascem após 22 dias,
 e são alimentados com peixinhos. Também são chamados de ariramba-verde e martim-gravata.

Maritaca



O termo maritaca(ou maitaca, ou baitaca) é a designação comum a diversas espécies de aves psitaciformes, da família dos psitacídeos, género Pionus. São neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios. Também são conhecidas pelos nomes de baitaca, humaitá, maitá, maritaca, sôia e suia.
As maitacas caracterizam-se pela cauda curta e pela zona em volta dos olhos, que não tem penas. São semelhantes aos papagaios do género Amazona, mas menores. As espécies de Pionus não apresentam dimorfismo sexual significativo.

Japu



O termo japu é a designação comum às aves passeriformes de grande porte da família dos fringilídeos e tribo Icterini, classificadas no gênero Psarocolius. Tais aves possuem caudas alongadas com as laterais amarelas. Também são conhecidas pelos nomes de sapu e rubixá.

Japacanim



O japacanim é uma ave da ordem Passeriformes. Vivem nas margens de rios e lagoas do Brasil. Seu canto é forte e variado, pois eles vivem em grupo ou sozinho. É conhecido também como sabiá-do-brejo, embora não perteçam à família dos sabiás.

Guará



O guará (Eudocimus ruber) é uma ave ciconiforme da família Threskiornithidae, também conhecida como íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro e guará-pitanga (do tupi "ave vermelha"). É considerada por muitos uma das mais belas aves brasileiras, por causa da cor de sua plumagem.
O guará está presente em Trinidad e Tobago (onde é a ave nacional), na Colômbia, na Venezuela, nas Guianas e no litoral norte do Brasil (havendo grupos isolados já relatados em mangues de São Paulo e do Paraná).
O guará mede cerca de 50 a 60 cm. Possui bico fino, longo e levemente curvado para baixo. A plumagem é de um colorido vermelho muito forte, por causa de sua alimentação à base de um certo caranguejo que possui um pigmento que tinge as plumas. No cativeiro, com a mudança da alimentação, as plumas perdem a cor e ficam com um tom cor-de-rosa apagado.
A reprodução é feita em colônias. O ninhos são feitos no alto das árvores à beira dos mangues e lamaçais litorâneos. A fêmea põe 2 ou 3 ovos de cor cinza-oliváceo com manchas marrons.

Gralha-Azul



A gralha azul (Cyanocorax caeruleus) é uma ave passeriforme da família dos corvídeos, com aproximadamente 40 cm de comprimento, de coloração geral azul vivo e preta na cabeça, na parte frontal do pescoço e na superior do peito. Machos e fêmeas tem a mesma plumagem e aparência embora as fêmeas em geral sejam menores.
Embora se diga que seu habitat é a floresta de araucárias do sul do Brasil, por força da dieta desta ave que também se alimenta de insetos, frutos e pequenos invertebrados, ela não tem dependência estrita destas florestas e sua área de distribuição abrange desde o sul do Estado do Rio de Janeiro para o sul, até o Estado do Rio Grande do Sul, sendo frequente na Mata atlântica da Serra do Mar.
As gralhas azuis são aves muito inteligentes só suplantadas pelos psitacídeos. Sua comunicação é bastante complexa consta de pelo menos 14 termos vocais (gritos) bem distintos e significantes. Gregárias, as gralhas azuis formam bandos de 4 a 15 indivíduos hierarquicamente bem organizados, inclusive com divisão de clãs, bandos estes que se mantêm estáveis por até duas gerações.
No período reprodutivo que se inicia em outubro e se prolonga até março, todos os indivíduos colaboram na construção de ninhos nas partes mais altas das mais altas árvores, preferencialmente na coroa central da araucária, quando lá existente. No ninho feito de gravetos, de cerca de 50 cm de diâmetro, em forma de taça, são postos 4 ovos, em média.
A gralha azul é o principal animal disseminador da araucária uma vez que, durante outono, quando as araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para deles se alimentar posteriormente.
Neste processo, as gralhas azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore.
No folclore do estado do Paraná atribui-se a formação e manutenção das florestas de araucária a este pássaro, como uma missão divina, razão porque as espingardas explodiriam ou negariam fogo quando para elas apontadas. Além disso, a ave, que como dito anteriormente está associada à Mata das Araucárias e sendo o estado famoso pelo bioma, é um dos símbolos do Estado do Paraná, segundo a Lei Estadual n. 7957 de 1984 que a consagra como "ave símbolo" deste estado.
Como a floresta das araucárias tenha sido reduzida a cerca de 4% do que fora antes, a perpetuidade desta espécie de aves é vista com preocupação.

Gavião-Carijó



O gavião-carijó (Rupornis magnirostris) é um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil.
A espécie possui cerca de 36 cm de comprimento, com plumagem variando de cinza a marrom e negro nas partes superiores, peito cinza, asas com base das primárias ferrugíneas, partes inferiores barradas de canela, cauda com quatro ou cinco faixas escuras, ceroma, íris e tarsos amarelos. Alimenta-se geralmente de insetos e aranhas, além de pequenos vertebrados. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.
O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.
Também é conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, gavião-pega-pinto, inajé, indaié e pega-pinto

Gavião-Belo



O Gavião-belo (Busarellus nigricollis) é um gavião da família dos acipitrídeos, que ocorre do México à Argentina e por quase todo o Brasil, em pântanos, banhados, campos inundados e manguezais. A espécie mede cerca de 51 cm de comprimento, com plumagem ferrugínea, cabeça branca, papo manchado, primárias e retrizes negras. Também é conhecida pelos nomes de gavião-lavadeira, gavião-padre e gavião-velho.

Garça-Azul



A garça-azul (Egretta caerulea) é uma garça encontrada do Sul dos E.U.A. ao Sul do Brasil e Uruguai, em lamaçais do litoral. Chega a medir até 52 cm de comprimento, plumagem cinzento-azulada com cabeça e pescoço violáceos, bico, tarso e dedos anegrados. Também é conhecida pelo nome de garça-morena.

Estalador



O Estalador (Corythopis delalandi) é uma espécie de ave da família Tyrannidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.

Chibante



Chibante ou cotinga-de-peito-amarelo (Laniisoma elegans) é uma espécie de ave da família Cotingidae. É a única espécie do género Laniisoma.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.

Bico-De-Pimenta



O bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus) é uma ave passeriforme, da família dos emberizídeos, das florestas do leste brasileiro, Paraguai e nordeste extremo da Argentina.
Possui uma coloração negra com destacado bico encarnado.
Também podem ser chamados de arrebenta-fruto, benta-fruto, bico-de-coral, bico-de-lacre, bico-pimenta, bicudo, bicudo-pimenta, guaranicinga, pimentão, puxicaraim e puxicarim.

Besourinho-de-bico-vermelho



O besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus) é um beija-flor do Brasil leste, meridional e central. Tal espécie possui uma coloração verde-brilhante com o bico vermelho de ponta negra. Também é conhecida pelos nomes de beija-flor-de-bico-vermelho, beija-flor-verde-ouro e esmeralda-de-bico-vermelho.

Bandeirinha



O bonito-do-campo (Chlorophonia cyanea) é uma ave passeriforme brasileira da família dos emberizídeos. Os machos de tais aves têm as cabeças, gargantas e peitos verdes, alto dorso e uropígio azuis, ventre amarelo dourado, enquanto as fêmeas diferem apenas pela ausência de azul no uropígio. Também são conhecidas pelos nomes de bandeirinha, canário-assobio, gaturamo-bandeira, gaturamo-bandeirinha, gaturamo-filó e gaturamo-verde.

Alma-de-gato



O alma-de-gato (Piaya cayana), picuã, atiuaçu ou atingaçu é uma ave cuculiforme da família Cuculidae, encontrada em matas e cerrados, do México à Argentina, bem como no Brasil. Ultimamente essa ave pode ser encontrada nos parques e nos bairros nobres, cujas casas têm grandes jardins, em pleno centro da capital paulista.
Tais aves medem cerca de 60 cm de comprimento, plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha. Também são conhecidas pelos nomes de alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé e urraca.
Seu canto se assemelha ao gemido de um gato, por isto é conhecida como alma de gato. Voa rápida e silenciosamente entre os galhos da floresta à procura de insetos

A águia-cinzenta



A águia-cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus) é uma águia campestre que ocorre da Argentina à Bolívia e geralmente no Brasil central. Tal espécie chega a medir até 66 cm de comprimento, com coloração cinzenta-escura, partes inferiores mais claras, topete nucal proeminente e cauda escura com uma faixa transversal branca. É uma espécie ameaçada de extinção.
Esta espécie é encontrada normalmente na Serra da Canastra. Ultimamente ela tem sido vista nas zonas rurais de Uberaba, Sacramento, Água Comprida e Conceição das Alagoas.

passaros brasileiros

Coleiro Fêmea



A comida favorita do Papa-capim são sementinhas que podemos encontrar facilmente em matagais. A ave em cativeiro pode comer:
O tradicional alpiste.

Ninger.

Vitaminas.

Areia vitaminada.

É aconselhavel que coloque um "osso de baleia". O osso de baleia é um objeto que você coloca dentro da gaiola para que seu pássaro possa afinar o bico e ganhar bastante força. Ele pode ser encontrado em qualquer Pet Shop e custa em cerca de R$3,00.

Como criar?

É a espécie mais fácil de se cuidar, desde que tenha bastante cuidado. Primeiramente ele precisará ter uma licença do Ibama e para saber mais é so acessar o site. Depois compre uma gaiola do jeito que você preferir. Recomendo que seja toda de madeira. Compre todas as rações que citei acima. Depois disso você
só vai precisar cuidar dele todos os dias.